MEDELLÍN: ALÉM DO BÁSICO...

Além do que já contei pra vocês no post anterior, eu ainda visitei o mercado, algumas “comunas” e projetos de Parques e Bibliotecas.

Também experimentei o cardápio de degustação com 9 pratos no restaurante El Cielo.

Um dos locais que devem ser visitados quando você está em Medellín é o Mercado Del Rio. Fica no setor do Poblado que eles chamam de “Milla del Oro”. Reúne em torno de 22 opções gastronômicas sob o conceito de ser um “Maridaje de Vida”, ou seja, algo como “harmonização da vida”.

Foto: TripAdvisor

Foto: TripAdvisor

Os detalhes foram bem cuidados e os locais gastronômicos são bem acolhedores, apesar do espaço amplo. Ali estão opções gastronômicas do México, Aruba, Itália, Índia, Japão e Estados Unidos entre as várias regionais da Colômbia. Eu fiquei com esta última opção e provei a harmonização de queijos com frutos do mar e uma Paella. No térreo, o ambiente é bem informal, mas no andar superior estão opções de restaurantes mais requintados.

Foto: Trip Advisor

Foto: Trip Advisor

Os colombianos gostam muito de esportes e no Mercado Del Rio podem assistir a eventos nas maiores telas HD disponíveis na região, enquanto almoçam ou fazem uma happy hour. Adorei! É uma tendência mundial de espaços multiuso e, em uma cidade chuvosa como Medellín, é meio como estar ao ar livre, só que coberto.

Também tivemos outra atividade gastronômica. No restaurante El Cielo, em Bogotá, mistura modernidade, neurociência e cozinha ancestral colombiana para oferecer muito mais do que uma bela experiência gastronômica. É o 30º colocado no ranking 50 Best da América Latina. Aqui, provamos o menu degustação

Fotos: El Cielo

A Colômbia vem rapidamente recuperando-se de um passado difícil e mostrando muitos de seus encantos. O país que deu ao mundo figuras como Fernando Botero, Gabriel García Marquez e Shakira, dentre muitos outros, busca mostrar ao visitante sensações diversas, e a gastronomia local reflete essa cultura, tendo seu jovem chef Juan Manuel Barrientos, carinhosamente chamado de Juanma, um dos mais inspirados representantes.

Juan Manuel Barrientos, o Juanma. Foto: El Cielo.

Juan Manuel Barrientos, o Juanma. Foto: El Cielo.

Eu o vi pela primeira vez em agosto de 2018, ele esteve na Bienal do Livro em São Paulo lançando seu livro Receita do Êxito. Claro que achei que era um livro de receitas, mas não o encontrei quando procurei em várias livrarias da Colômbia nos setores de gastronomia, hospitalidade, etc. No evento SmartCity Business Latinoamerica nos encontramos e assim consegui o livro que, na verdade, é sobre a sua vida! Muito interessante, passado, presente e os planos para o futuro. É tipo um guia, com 40 capítulos sucintos, dirigidos a:

“aquellos locos que un día decidieron crear su própria empresa, poner en marcha sus empreendimentos, y agora deben mantenerlos a flote…”

Ele nasceu em Medellín e, além de cozinheiro e empresário, é considerado um líder da paz. Em 2006 foi inaugurado o restaurante El Cielo em Medellín, no bairro El Poblado. O restaurante rapidamente tornou-se um ícone na cidade e é considerado pelo Bureau de Medellín um destino obrigatório para os turistas na cidade. Também vem sendo reconhecido por vários anos o Certificado de Excelência do TripAdvisor pela qualidade da oferta gastronômica e pelas experiências multissetoriais que surpreendem ao visitante. O serviço e ambiente também são impecáveis.

Juan Manuel Barrientos. Foto: El Cielo.

Juan Manuel Barrientos. Foto: El Cielo.

Aos 34 anos, Juanma foi convidado como conferencista pelo ex-presidente Barack Obama para participar do World Entrepreneurship Summit, um evento anual que reúne empresários, inovadores, investidores e líderes de todo o mundo, proporcionando encontros de mercado de inovação e fórum de políticas. Ele trabalhou na Espanha e Argentina e tem um ateliê criativo no qual se produzem 300 novas receitas de pratos a cada ano. Aí trabalham vitimas de violência, com a qual conviveu de sua infância até a adolescência. Este é um dos projetos da Fundação El Cielo, que foi criada para difundir a não-violência. Com mais de 12 empreendimentos, entre bares e restaurantes, Juanma acaba de inaugurar um restaurante em Washington e está iniciando a construção de um hotel em El Poblado.

E a degustação?

Espetacular!

Chocolate com as mãos. Foto: TripAdvisor

Chocolate com as mãos. Foto: TripAdvisor

Esta etapa no filme abaixo é muito interessante, nos remete à infância, e o chocolate maravilhoso! As etapas são acompanhadas por espumantes e vinhos diferentes e específicos de locais do planeta. Foram dois aperitivos, duas entradas, três proteínas e duas sobremesas.

As porções são mais consideráveis do que alguns restaurantes de menu degustação e o objetivo sensorial é atingido. E na verdade acabamos comendo muito! Foi excepcional a experiência em El Cielo.

O restaurante tem um design rústico, que lembra as fazendas tradicionais “paisás“. Os elementos decorativos predominantes são a vegetação o couro e a madeira, que acolhem essa experiência única de gastronomia colombiana moderna. Os produtos utilizados são de pequenas propriedades com produtos orgânicos.

E, após esse maravilhoso almoço, ah…esqueci…é necessário fazer reserva pelo telefone. É fácil encontrar no site. No almoço é mais fácil, mas à noite é melhor antecipar-se para não perder a oportunidade.

As “comunas” de Medellín.

A mais famosa é a Comuna 13, que tem por acesso as escadas rolantes. Também porque esse foi o bairro símbolo do narcotráfico e um dos primeiros a serem transformados no período inicial de recuperação social da cidade.

Comuna 13. Fotos: Catraca Livre

Nossa visita foi iniciada com o Metro, cujo bilhete abrange também os metrocables. É super civilizado, para entrar as pessoas ficam na fila, bem organizados e pacientes. Nas “comunas”, que acessamos por meio dos “metrocables”, visitamos hortas comunitárias que ajudam a abastecer muitos pequenos negócios locais. É muito interessante, porque qualquer um pode subir e descer sem medo em todos os espaços públicos.

Clique nas fotos abaixo para ver as próximas.

Hoje em Medellín está bem fora de moda fazer aqueles tours estilo “narco”.

A inovação, arquitetura, cultura, eventos e o povo são a atração turística para manter o turista ocupado por vários dias.