Uma mudança importante aconteceu em Fernando de Noronha em 1988. A maior parte do arquipélago foi transformado em um Parque Nacional Marinho para preservar os recursos naturais.   E foi uma das primeiras terras que teriam sido avistadas na América, em 1503, pelo navegador Amércio Vespúcio. Mas a história do arquipélago vou contar em outro momento!

 

E, para ajudar a população de moradores a sobreviverem, em sua grande maioria pescadores e que não podiam realizar a prática à época, o ex-presidente disponibilizou vilas com casas pré-fabricadas que contavam com quartos que podiam ser alugados. Isso fomentou o turismo e fez com que essas vilas crescessem. Mas, dado o destino paradisíaco, nem só de preservação Fernando de Noronha é feito.

 

Hoje, existem pousadas luxuosas com piscinas de dessalinização. Na minha percepção, é uma prática  antagônica ao que a ilha propõe.  Com uma oferta ecoturística incrível e paisagens impagáveis, por que não aproveitar as águas naturais e cristalinas de Fernando de Noronha?!